RADIO CLAMOR URGENTE

Carregando Carregando player...

Principal RADIO PASTOR LOURIVAL PASTOR DARIO BÍBLIA
Dabasan Informática - Tudo para seu micro - Fones: - (65) 98163-0823 - 98409-3647 - 99242-5604 e 99944-3446 - E-mail: dabasan@hotmail.com


   NOMES BÍBLICOS e seus Significados



VIVENDO AS VERDADES DA BÍBLIA

Lição 13 - Vivendo em Santidade

Classe: Discipulando - Ciclo 3
Revista: do Professor
Editora: CPAD

TEXTO BÍBLICO BASE


1 Pedro 1.13-25
13 - Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo,
14 - como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
15 - mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver,
16 - porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
17 - E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,
18 - sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais,
19 - mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
20 - o qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado, nestes últimos tempos, por amor de vós;
21 - e por ele credes em Deus, que o ressuscitou dos mortos e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus.
22 - Purificando a vossa alma na obediência à verdade, para amor fraternal, não fingido, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro;
23 - sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre.
24 - Porque toda carne é como erva, e toda a glória do homem, como a flor da erva. Se- cou-se a erva, e caiu a sua flor;
25 - mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.

MEDITAÇÃO


Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. (1 Pe 2.5)

REFLEXÃO BÍBLICA DIÁRIA


   SEGUNDA FEIRA Miqueias 1.2
   TERÇA FEIRA 1 Crônicas 16.29
   QUARTA FEIRA Levítico 19.2
   QUINTA FEIRA Efésios 4.24
   SEXTA FEIRA Salmos 30.4
   SÁBADO Romanos 7.12

ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR


INTERAGINDO COM O ALUNO

Professor, neste domingo trataremos da santificação. Em nossos dias ser santo não é apenas necessário ao cristão para o seu dia a dia, mas também é uma forma de mostrar a glória de Deus em nossas vidas. Ser santo também é caminhar na contramão daquilo que o mundo entende ser o certo, para trilhar o caminho daquilo que Deus diz ser certo. Lembre-se de mostrar aos seus alunos que no processo de santificação não estamos sós, à nossa própria sorte, mas que temos para nos ajudar o Espírito Santo, enviado por Deus para nos santificar. Mostre-lhes que Deus ordena que sejamos santos porque Ele mesmo é Santo, e que sem santificação ninguém poderá ver Deus. Deixe claro a eles que ser santo não é um fardo, mas um privilégio que Deus dá, a pessoas que foram nascidas de novo, de viver sem nos contaminarmos com este mundo e seus sistemas. Apesar de termos um inimigo que busca sempre nos desvirtuar, temos a companhia do Espírito Santo de Deus nos ajudando no processo de santificação, nos tornando pessoas mais parecidas com Deus em sua santidade e pureza.

OBJETIVOS


Sua aula deverá alcançar os seguintes objetivos:

► Entender que santificação é a separação das coisas deste mundo, mesmo estando nós neste mundo;
► Estimular a dedicação ao estudo da Bíblia para ter uma vida santificada sob a perspectiva das Sagradas Escrituras;
► Adequar à Palavra de Deus aquilo que se fala e aquilo que se vive.

PROPOSTA PEDAGÓGICA


Comece a aula perguntando aos seus alunos o que é santificação e que tipo de características deve ter uma pessoa considerada santa. Eles certamente vão trazer diversos exemplos de pessoas que aos seus olhos são tidas por santas, com seus hábitos e maneiras. Eles provavelmente fixarão suas opiniões no que essas pessoas fazem ou deixam de fazer para ser tidas por santas. Após ouvir as respostas, mostre a eles que a santidade que Deus espera de nós vai além do que vestimos, comemos e falamos. Ela é um estilo de vida, com princípios que farão com que outras pessoas sejam atraídas para Deus e farão com que nossas vidas sejam mais parecidas com a vida de Jesus Cristo.

COMENTÁRIO


INTRODUÇÃO

A palavra “santidade” desperta nas pessoas sentimentos e impressões variadas. O que é ser realmente uma pessoa santa? Qual é o papel da santidade em nossas vidas? A santidade influencia as nossas relações interpessoais? Há alguém disposto a se opor contra nós e contra Deus na realização da santidade em nossas vidas? Veremos essas e outras questões nesta lição.

1. O QUE É SER SANTO

► 1.1. Santificação na Bíblia.
Na Bíblia, a palavra santificação, e seus derivados, trazem a ideia de algo ou pessoa que foi separado para Deus. O Senhor ordenou no Antigo Testamento que diversos utensílios do tabernáculo fossem santificados, separados pelos israelitas para uso do culto. Arão e seus filhos foram separados, santificados, para que oficiassem no culto: “E vestirás com eles a Arão, teu irmão, e também a seus filhos; e os ungirás, e os consagrarás, e os santificarás, para que me administrem o sacerdócio” (Êx 28.41).

Em relação à vida pessoal, no Antigo Testamento havia pessoas separadas, mas não vinculadas especificamente ao culto a Deus, como os nazireus, descritos em Números 6. Um homem ou uma mulher que se separassem para Deus, mesmo temporariamente, não poderiam beber vinho, rapar o cabelo nem tocar as pessoas ou animais mortos. Ainda no Antigo Testamento, Deus exigia que seu povo agisse de forma santa, não pecando, respeitando seus irmãos, buscando a Deus e adorando apenas a Ele.

"... como não podemos buscar a santificação por nós mesmos, necessitamos da ajuda divina para essa tarefa."

► 1.2. Ser santo é ser separado.
Uma pessoa santa é uma pessoa separada das coisas do mundo para Deus. Essa separação se refere a ter uma vida que não seja dominada pela influência do mundo.

Veja o alto preço que foi pago para que pudéssemos ser pessoas santificadas: “sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado” (1 Pe 1.18,19). Foi preciso que o sangue de Jesus fosse derramado para que pudéssemos ter acesso a Deus e receber o Espírito Santo. Ele é que nos move a buscar a aproximação com Deus por meio da santificação.

► 1.3. É ser moldado pelo Espírito Santo.
O Espírito Santo é o agente que trabalha em nós para que busquemos a santidade. Não é fácil buscar ser separado das coisas do mundo, e como não podemos buscar a santificação por nós mesmos, necessitamos da ajuda divina para essa tarefa.
Além disso, precisamos saber que a vontade de Deus é que sejamos pessoas santas. A santidade, para o cristão, não é opção, mas um mandamento a ser obedecido, de forma que possamos cumprir a vontade de Deus em nossas vidas. Se levarmos em consideração que a vontade de Deus é “boa, agradável e perfeita” (Rm 12.2), não teremos problemas em entender que devemos buscar a santificação.

AUXÍLIO TEOLÓGICO 1


“Receber e obedecer à Palavra de Deus são coisas tão essenciais na santificação como a alimentação correta e o exercício o são para a saúde física. Apesar disso, muitos cristãos negligenciam o aprendizado e a obediência às Escrituras e, consequentemente, impedem seu crescimento espiritual. Deus não oferece nenhuma alternativa ao método de santificação através de sua Palavra (Jo 17.17). O processo de aprendizagem envolve, entre outras coisas, ouvir, ler, observar, analisar, sintetizar, comparar, questionar e reter a Palavra. Executar todas essas tarefas para aprender a Palavra de Deus não é tão difícil quanto parece. Muitos desses requisitos já são praticados automaticamente pelas pessoas que desejam entender as Escrituras. Você pode começar a praticar outros requisitos necessários e continuar a incrementar tanto sua leitura bíblica quanto seu método de estudos. As duas maneiras mais simples de se obter conhecimento geral do conteúdo bíblico são a leitura e a memorização das Escrituras. Um conhecimento mais detalhado das Escrituras exige o uso de métodos e ferramentas de estudo bíblico, juntamente com uma habilidosa interpretação das Escrituras (preferivelmente nas línguas originais) e o desenvolvimento de um sistema doutrinário. Contudo, os cristãos podem descobrir os princípios mais importantes da santificação através de uma leitura cuidadosa e de um estudo da Bíblia em seu próprio idioma” (HOLLOMAN, Henry. O Poder da Santificação. Rio de Janeiro: CPAD, 2001, pp.129,30).

"No NT, os evangelhos fazem pouco uso do termo ‘santo’, que é usado como uma referência ao corpo dos santos ressuscitados (Mt 27.52), e esta pode ser uma referência conforme o uso do AT, àqueles que foram fiéis antes da era do NT. O próprio Senhor Jesus Cristo é, no entanto, chamado de ‘o Santo de Deus’ (Mc 1.14; Lc 1.35). Os cristãos, de um modo geral, são ‘santos’ no uso do NT, e o termo é comum como uma referência aos membros de uma igreja local (Rm 1.7; 1 Co 1.2; 2 Co 1.1; Ef 1.1; Fp 1.1; Cl 1.2)... Todos os cristãos são identificados como santos porque estão em Jesus Cristo.

Mantendo o uso tanto do AT quanto do NT, deve ser observado que aqueles que são chamados santos devem manter-se no mais alto padrão ético da vida (Ef 5.3). Esta atitude é revelada através do amor pelos outros, expresso através de serviços práticos e úteis (Rm 12.13; 15.25, 26; 16.2; Ef 1.15; Cl 1.4; 1 Tm 5.10; Hb 6.10; 2 Co 8.4; 9.1). No NT, os santos de Cristo devem ser associados com Ele na totalidade de seu triunfo e vitória final, dando um significado escatológico ao termo (1 Ts 3.13; 2 Ts 1.10; 1 Co 6.2,3; Cl 3.4)" (Dicionário Bíblico Wycliffe. CPAD, 2012, p.1764).

2. EQUÍVOCOS SOBRE A SANTIDADE

► 2.1. No estilo de vida.
Ser santo, como já foi dito, é ser separado. Entretanto, essa separação não significa que a pessoa santa deve estar fora desse mundo, e sim dentro dele, para que pelo seu testemunho, pessoas tenham conhecimento do Evangelho e possam ser salvas por Cristo. O único caso em que, em o Novo Testamento, se fala sobre nos afastarmos de determinadas pessoas neste mundo, é daqueles que se dizem cristãos e dão mau testemunho: “isso não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. Mas, agora, escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais” (1 Co 5.10,11). Ser santo é uma forma de vida tão séria que devemos nos afastar de pessoas que envergonham o nome do Senhor com suas atitudes. Paulo sabia que enquanto estamos neste mundo, não poderemos deixar de conviver com pessoas ímpias e desonestas, pois senão seria necessário que saíssemos deste mundo. O que Paulo está informando é sobre que tipo de pessoas devemos evitar: aquelas que estão na igreja e não vivem de uma forma santa.

"A nossa mente é um grande campo de batalha entre o bem e o mal. É nela que o processo de santificação deve começar e irradiar por toda a nossa vida."

► 2.2. Na forma de pensar.
A nossa mente é um grande campo de batalha entre o bem e o mal. É nela que o processo de santificação deve começar e irradiar por toda a nossa vida. Ser santo é primeiramente reconhecer que precisamos mudar a nossa forma de pensar, não tomando a forma do mundo, nem nos assemelhando à sua forma de pensar: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.1,2). Portanto, nossa mudança começa na nossa mente, em nossa forma de pensar, e pensar de acordo com a Palavra e a vontade de Deus.

► 2.3. A oposição à santificação.
Não podemos ignorar que temos um inimigo astuto, que não deseja que busquemos a santificação. Satanás fará o possível para que realizemos os desejos da carne e desobedeçamos a Deus. Ele não cansa de tentar os servos de Deus e ainda os acusa quando pecam. Ele tenta inverter os valores divinos, desvalorizando aquilo que Deus diz que é precioso e valorizando aquilo que Deus nos diz que é pecaminoso. E não são poucas as pessoas que acabam caindo nessa armadilha. Por isso, devemos sempre depender do Espírito Santo para não pecar contra Deus.

"Pessoas santas não se exasperam com outras pessoas, não demonstram arrogância ou qualquer outro tipo de sentimento parecido com esses"

AUXÍLIO TEOLÓGICO 2


“Como os cristãos podem vencer o mundo? Visando buscar a santificação no mundo, os cristãos devem vencer a oposição externa do mundo. Cristo venceu o mundo (Jo 16.33) e os cristãos podem clamar por essa vitória sobre o mundo [...]. Esteja certo que você é nascido de Deus através da fé em Cristo (Jo1.12,13). O nascimento espiritual é a plataforma de lançamento do cristão para a vitória sobre o mundo. ‘Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo’ (1 Jo 5.4). Até que você pertença ao Senhor pela fé nEle, você pertence ao mundo e o mundo vai vencê-lo. A fé em Cristo dá início à nossa vitória sobre o mundo. ‘Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé’ (1 Jo 5.4). Quanto mais vivemos pela fé, mais continuaremos a vencer o mundo [...].

Creia que, através da crucificação com Cristo, você está morto para o mundo, livre do fardo do pecado e livre para viver para Deus. Os cristãos devem acreditar que estão mortos para o mundo antes que possam se comportar como mortos para o mundo. Comportar-se como morto para o mundo significa que nós, tal qual pessoas mortas, não vamos amar o mundo ou viver para as coisas do mundo. O mundo também está morto para os cristãos, de modo que o mundo não deveria ser mais atraente para nós, mas, ao contrário, repulsivo e odioso. O Sr. Taylor, nosso vizinho durante a minha infância, tinha um cão da raça, foxterrier, que adorava caçar e matar suas galinhas. Para impedir essa prática do seu cachorro, o Sr. Taylor amarrou uma galinha morta ao pescoço do cão. É claro que a vida social do cão teve uma queda brutal. Depois de alguns dias, o corpo da galinha tornou-se profundamente repulsivo ao cão, e então o Sr. Taylor tirou aquela galinha do pescoço do animal. A partir daquele momento, o cachorro evitou todas as galinhas, quer estivessem vivas ou mortas. De modo semelhante, o mundo deveria ser grosseiramente ofensivo para nós e deveríamos evitar qualquer relação pecaminosa com ele, porque o mundo se tornou semelhante a um corpo sem vida, através de nossa crucificação com Cristo” (HOLLOMAN, Henry. O Poder da Santificação. Rio de Janeiro: CPAD, 2001, p.50).

“Uma ordem baseada no caráter de Deus. 1.15.0 lado negativo em relação à santidade é apresentado no versículo 14. O lado positivo é aqui apresentado em que devemos nos amoldar a um novo padrão. Mas como é santo o que vos chamou, sede vós também santos. Deus chama; é dever do homem responder. Deus apresenta o padrão; é responsabilidade do homem adotá-lo. Deus é o modelo de toda a santidade (Cf. 1Jo 2.6). O elevado privilégio e o destino glorioso dos ‘eleitos’ (v.2) os obriga a seguir diligentemente o exemplo do Santo que os chamou (Cf. Ef 5.1).

O que está no coração se manifesta na vida. Dessa forma, a verdadeira santidade se revelará em cada fase do viver diário: em toda a vossa maneira de viver. ‘Sejam santos em cada área da vida’ (Phillips). ‘Sejam santos em toda a vossa conduta’ (RSV). A verdadeira santidade é a vitalidade relacionada aos aspectos civis, religiosos, pessoais e públicos da vida - a todos os relacionamentos humanos. Santidade e ética não podem estar separados, porque a verdadeira conduta ética é moldada de acordo com o caráter de Deus” (Comentário Bíblico Beacon. Vol.9. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.218).

3. SANTIDADE DIÁRIA

► 3.1. Sabedoria e santidade no trato com os irmãos.
Uma das mais importantes demonstrações de santidade pessoal é, sem dúvida, a forma como tratamos os nossos irmãos. Pessoas santas não se exasperam com outras pessoas, não demonstram arrogância ou qualquer outro tipo de sentimento parecido com esses. Deus espera que o trato com nossos semelhantes seja sábio, e isso é demonstrado na forma mansa com que tratamos uns aos outros (Tg 3.13).

► 3.2. A importância da leitura e da obediência à Palavra de Deus.
Uma pessoa que deseja realmente ser santa precisa ter diariamente o contato com a Palavra de Deus por meio da leitura e da meditação daquilo que está ali escrito. A leitura da Bíblia não pode ser relegada a um lugar secundário na vida cristã, sob pena de o cristão ser uma pessoa que não alimenta sua vida espiritual.

Obedecer é tão importante quanto ler a Palavra de Deus. A leitura da Palavra deve nos mover a uma atitude de obediência ao que Deus deixou registrado por escrito. E a obediência deve ser de forma completa. A obediência parcial aos mandamentos de Deus é como uma desobediência completa. Em certa ocasião, o rei Saul recebeu uma ordem de Deus e a cumpriu parcialmente. E Bíblia mostra que, por esse motivo, Deus rejeitou Saul (1 Sm 15.11). Portanto, coloque em seu coração tanto o desejo de ler e estudar a Palavra de Deus quanto o desejo de obedecê-la.

"Obedecer é tão importante quanto ler a Palavra de Deus. A leitura da Palavra deve nos mover a uma atitude de obediência ao que Deus deixou registrado por escrito."

► 3.3. Cuidado como falamos e nos vestimos.
Uma das formas em que a santidade é manifesta é na forma como falamos e nos vestimos. Nossas palavras precisam ser santas, ou seja, separadas para serem usadas por Deus para edificação de outras pessoas (Ef 4.29). Por isso, devemos santificar a forma como falamos, e não reproduzir a linguagem que o mundo impõe aos que não conhecem a Jesus.

A forma como nos vestimos também mostra a nossa santidade. A santidade começa em nossa mente, e se estende na forma como nos apresentamos diante das pessoas. Pessoas santificadas por Deus não expõem seus corpos com o objetivo de incentivar pensamentos e desejos pecaminosos em outras pessoas, pois sabem que seus corpos são templo do Espírito Santo. Pessoas santificadas sabem que podem procurar se vestir de forma que agradem a Deus, e as nossas vestimentas devem refletir a nossa fé não apenas na igreja, entre os santos de Deus, mas também fora do santuário, ou seja, no trabalho, na escola ou faculdade, em família.

AUXÍLIO TEOLÓGICO 3


“Sede santos porque eu sou santo. A ordem de Deus para ser santo (cf. Lv 11.44- 46; 19.2; 20.7,26) mostra que Ele propõe que aqueles que Ele chama devem ser sua possessão, não partilhada com ninguém [...]. Essa qualificação não é alcançada por uma separação ritual da impureza, nem por uma consagração formal ao serviço divino, mas pelo compartilhar a santidade de Deus por meio de Cristo (cf. Hb 12.10; 13.12; 1 Jo 1.7)” (Comentário Bíblico Beacon. Vol.9. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.218).

“Santidade é a escolha de Deus para a condição moral do homem. Por causa da natureza de Deus, é justo que o homem se assemelhe a Ele. Ele é o Criador. Por causa da natureza do homem, é possível que ele seja ‘parecido’ com Deus. A possibilidade de nos tornarmos santos determina o nosso dever de ser santo. Quando consideramos a natureza de Deus, a vontade de Deus, o chamado de Deus, a ordem de Deus, a promessa de Deus, a provisão, o poder de Deus e os propósitos eternos de Deus, a conclusão inevitável é que sem santidade ninguém consegue agradá-lo” (Comentário Bíblico Beacon. Vol.9. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.218).

CONCLUSÃO


Ser santo é ser diariamente trabalhado pelo Santo Espírito de Deus e ter um estilo de vida que agrade ao Senhor e faça com que as pessoas à nossa volta vejam a glória de Deus em nossos testemunhos e atitudes.

APROFUNDANDO-SE


“A palavra santificação soa misteriosa, com um ‘sou mais santo que você’ embutido em seu significado, além de ser um pouco assustadora. Imaginamos que uma pessoa santificada deva ter um semblante carrancudo, vestir-se com um longo manto negro e evitar qualquer atitude mais festiva em relação à vida. Relaxe. Não é disso que trata a santificação bíblica.
A santificação é a maior obra que Deus está fazendo na vida cristã, o processo através do qual Ele está nos tornando mais semelhantes a Cristo para o nosso bem e para a sua glória.
A santificação bíblica é a única forma de nos tornarmos mais semelhantes a Jesus. Ainda assim, para muitos cristãos, ser santificado ou crescer espiritualmente é uma espécie de bênção perdida. Eles têm ignorado as maneiras incríveis pelas quais Deus nos capacita a sermos vitoriosos sobre o pecado e nos ajuda a aprofundarmos nossa caminhada com o Senhor” (HOLLOMAN, Henry. O Poder da Santificação. Rio de Janeiro: CPAD, 2001, p.1).

SUGESTÃO DE LEITURA

► O Poder da Santificação
Esta obra cheia de sólida teologia, uma atrativa exegese e conselhos práticos de como viver uma vida centrada em Cristo, baseada nas Escrituras e cheia do Espírito.

► Santidade
Ao retratar o modo como Deus lida com seu povo na Bíblia, o Dr. Blackaby ilustra a ligação vital entre arrependimento, reaviva- mento, julgamento e santificação.

► Teologia do Novo Testamento
Esta obra discorre sobre as interpretações históricas dos textos e também sobre a discussão contemporânea das passagens da Bíblia. Os professores alcançarão a compreensão do conteúdo de passagens problemáticas do Novo Testamento.

VERIFIQUE SEU APRENDIZADO


1. Qual a ideia produzida pela palavra santificação, e seus derivados?
R. Na Bíblia, a palavra santificação, e seus derivados, trazem a ideia de algo ou pessoa que foi separado para Deus.
2. O que é ser uma pessoa santa?
R. Uma pessoa santa é uma pessoa separada das coisas do mundo para Deus.
3. Cite um equívoco sobre a santidade.
R. Por exemplo, achar que é possível viver fora do mundo.
4. Qual a importância da leitura e da obediência à Palavra de Deus?
R. A leitura da Palavra deve nos mover a uma atitude de obediência ao que Deus deixou registrado por escrito. E a obediência deve ser de forma completa.
5. Você deseja ser santo?
R. Resposta livre.

VOCÊ SABIA?


► “[...] Deus mantém oculta uma boa porcentagem do futuro para nos encorajar a confiar nele, além de isso nos manter ocupados com a vontade que Ele nos revela no presente momento. Isso significa praticar a santificação agora mesmo, como Paulo disse aos crentes de Tessalônica:'... esta é a vontade de Deus, a vossa santificação’ (1 Ts 4.3). A nossa necessidade de estudar a santificação vai muito além de razões acadêmicas e se baseia principalmente numa razão prática: devemos conhecer e fazer a vontade de Deus imediatamente e com inteligência (Ef 5.17; 1a Jo 2.17)” (HOLLOMAN, Henry. O Poder da Santificação. Rio de Janeiro, CPAD, 2001, p.9). 

Fonte: CPAD - Casa Publicadora das Assembléias de Deus
 

HOME          PORTAL