RADIO CLAMOR URGENTE

Carregando Carregando player...

Principal RADIO PASTOR LOURIVAL PASTOR DARIO BÍBLIA
Dabasan Informática - Tudo para seu micro - Fones: - (65) 98163-0823 - 98409-3647 - 99242-5604 e 99944-3446 - E-mail: dabasan@hotmail.com


NOMES BÍBLICOS e seus Significados




TEMPO PARA TODAS AS COISAS

Lição 11 - Sociedade e Trabalho

Classe: Adolescentes
Trimestre: 3° de 2017
Revista: do Professor
Data da Lição: 10/09/2017
Editora: CPAD

TEXTO BÍBLICO

Gênesis 2:15
O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.

Gênesis 3:19
Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará".

DESTAQUE

"Então Jesus disse a eles: O meu Pai trabalha até agora, e eu também trabalho" (Jo 5.17).

LEITURA DEVOCIONAL


   SEGUNDA FEIRA Pv 19.2
   TERÇA FEIRA Pv 13.16
   QUARTA FEIRA Pv 13.15
   QUINTA FEIRA Pv 10.4b
   SEXTA FEIRA Pv 20.4
   SÁBADO Pv 24.3
   DOMINGO At 16.6,7


OBJETIVOS

* Esclarecer que em breve eles terão que escolher uma profissão.
* Conscientizar das muitas exigências do mercado de trabalho na atualidade.
* Ensinar o que as Escrituras Sagrada dizem a respeito do ser bem-sucedido.

MATERIAL DIDÁTICO

Professor, para a aula de hoje, você vai precisar do quadro de giz.

QUEBRANDO A ROTINA

Professor, converse com seus alunos, explicando que Paulo passou por várias etapas, muitas bem espinhosas, em sua caminhada cristã. Porém diga que ele foi um vencedor e teve um ministério abençoado, bem como uma vida profissional bem-sucedida. Paulo era fabricante de tendas (At 18.1-3). "Quais foram as atitudes tomadas por Paulo que o fizeram, vencedor?" "Quais passos ele seguiu?" (Faça essas perguntas aos seus alunos.) EM seguida, relacione no quadro alguns passos seguidos por Paulo que também podemos imitar em nossa caminhada diária.
1° Passo - Deixe que Deus seja seu instrutor (treinador)
Paulo' lutou suas "batalhas" da forma que fora instruído por Deus (At 16.6,7). Você tem buscado a orientação de Deus em oração?
2-° Passo - Permita que Deus dirija sua vida
Em cada circunstância, ele perguntava a Deus o que deveria fazer (At 18.9,10). Você busca saber e cumprir a direção de Deus?
3° Passo — Obedeça a Deus
Obedecia cuidadosamente às instruções (At 16.9-10) do Senhor. Você obedece a Deus?

ESTUDANDO A BÍBLIA

Prezado professor, como já é do seu conhecimento, a adolescência é uma fase de mudanças significativas, e ter que optar por uma carreira neste momento da vida não é nada fácil. O adolescente fica indeciso e não sabe o que realmente deseja. Por isso, a relevância do tema da aula de hoje. Segundo pesquisas do MEC (Ministério da Educação e Cultura), no Brasil, cerca de 20% dos universitários desistem dos cursos escolhidos logo nos primeiros anos. Você pode ajudar seus alunos orando por eles e junto deles a respeito da futura vida profissional de cada um. Incentive seus alunos a estudarem e lutarem por seus objetivos. Aproveite o tema da aula de hoje e procure informá-los a respeito das várias profissões do momento e das melhores universidades de sua cidade. Seria também interessante se você convidasse um psicólogo para falar a respeito do teste vocacional. Esta também é uma excelente oportunidade para você conscientizá-los de que Deus se importa com todas as áreas da nossa vida.

O MOMENTO DE ESCOLHER UMA PROFISSÃO

Muita gente sonha em ser um profissional de sucesso. Entretanto, obter bom êxito, ter um bom salário e, ainda por cima, fazer o que gosta, não acontece por acaso. Requer esforço, dedicação, disciplina... O bom êxito profissional é o resultado de algumas boas escolhas. E fazer a opção correta, quando se trata de escolher uma carreira, não é uma tarefa muito fácil. Todos os anos, milhares de jovens ao redor do mundo fazem a mesma pergunta: Como escolher a profissão certa?

Não pretendemos com esta lição apresentar uma fórmula capaz de resolver todas as suas dúvidas. Nosso objetivo é contribuir para que você faça uma opção consciente, pautada na vontade divina e em informações confiáveis. Gostaríamos que você refletisse bem, antes de optar por uma carreira.

O jovem crente tem uma vantagem. Você sabe qual é? Acertou! Pode contar com a ajuda do Pai. Isso mesmo! Deus está preocupado com todas as áreas da sua vida. Ele quer e pode ajudá-lo em suas escolhas. Afinal, sua vida pertence a Ele (SI 37.5). Por que não conversar com Deus sobre a carreira que você gostaria de exercer no futuro?

No Brasil, existem milhares de instituições de Ensino Superior (entre públicas e privadas) e cada uma oferece centenas de cursos, o que deixa as pessoas com mais dúvidas. O que precisamos fazer antes de escolher um curso superior?
Vejamos algumas dicas que podem ajudar você:
Em primeiro lugar, ore. Fale com Deus sobre suas preferências e escolhas e ouça a voz dEle.
Em segundo lugar, é importante que você se conheça bem. Quais são suas preferências e aptidões?
Outra dica boa é elaborar o seu projeto de vida. Você ainda não fez isso? Então, está na hora. Pegue papel e caneta e trace suas metas. Sempre é bom ter tudo registrado.

Descubra algumas profissões no caça-palavras.
papel e caneta e trace suas metas. Sempre é bom ter tudo registrado.
Deus tem um plano admirável para você (Jr 29.11). Assim como um pai natural sonha com o que seu filho pode ser quando se tornar
um adulto, o Pai Celeste também tem sonhos e planos a seu respeito. Todavia, Ele precisa da sua cooperação. Tem gente que não se esforça e depois se pergunta por que não obteve sucesso. Você precisa fazer a sua parte. Está disposto a enfrentar sacrifícios?

Qual atividade desejaria dar menos prioridade, ou abandoná-la, para alcançar algo melhor, ter uma carreira profissional de sucesso? Você está disposto (a) a:
.... deixar de lado, por algum tempo, o divertimento?;
.... abrir mão de viajar todo fim de semana?;
.... passar menos tempo nas redes sociais?;
.... deixar de comparecer a alguns ensaios?

AUXILIO DIDÁTICO 1

Professor, para tornar a aula mais interativa, faça as seguintes indagações: "Você já escolheu a profissão que deseja no futuro?" "Já traçou um plano para a Sua vida profissional?" "Por que escolher um carreira é algo tão difícil?" Ouça os alunos com atenção. Em seguida, explique que o vocábulo "vocação" deriva da palavra latina "vocativo" que significa "convite", ''chamada" ou "convocação". Diga que todos nascem com habilidades e talentos (Mt 25.15). Porém, a nossa vocação é revelada à medida que nos conhecemos melhor. Por isso é imprescindível que conheçamos nossos gostos e preferências.
Em seguida, faça a seguinte indagação: descobrir a vocação e a vontade de Deus para nossas vidas?" Ouça seus alunos com atenção e discuta com eles o texto de Charles Colson a respeito de como podemos descobrir a vontade de Deus nas diferentes áreas de nossas vidas: "[...] Deus revelou a sua vontade para nossas vidas através das Escrituras. A Bíblia é a lâmpada para os nossos pés e a luz para nosso caminho (SI 119.105). É a inspirada revelação de Deus, capaz de nos preparar para todas as obras da vida (2 Tm 3.15-17). Portanto, faz muito sentido que nós, que amamos ao Senhor e desejamos agrada-Lo, procuremos entender o máximo possível daquilo que nos foi revelado em sua Palavra. No entanto, ainda lutamos frequentemente diante das escolhas. 'No que deveria me especializar?' 'Que espécie de carreira seria mais adequada para mim?' 'Qual universidade deveria frequentar?' Essas perguntas não estão diretamente relacionadas com a obediência ou a desobediência a alguma revelação divina específica. Antes, são perguntas que exigem uma aproximação maior com o Senhor e o uso de recursos que Ele colocou a nossa disposição para discernirmos qual seria a sua direção específica para a nossa vida.

Mas quais são esses recursos?
Primeiro, a oração. São poucas as de­cisões que, de fato, precisam ser tomadas imediatamente. A maior parte delas - como algumas que sugerimos acima - pode ser levada ao Senhor através da oração, expostas com sinceridade e profundamente exploradas até que Ele toque o nosso coração, de uma forma ou de outra, deixando-nos em paz a respeito da escolha (Fp 4.6,7).

Segundo, mentores e exemplos. Os jovens precisam aprender a olhar para aqueles que são mais sábios do que eles. Essa é uma espécie de disciplina que lhes servirá durante toda a vida. Se pudermos fornecer-lhes exemplos de adultos afetuosos, sábios e acessíveis - pais, pastores, idosos, mestres, vizinhos, etc. - que conhecem a Deus, pessoas cuja caminhada ao lado do Senhor as transforma no tipo de pessoa em que um adolescente pode confiar, então estes buscarão conselhos e orientação de tais pessoas quando tiverem de tomar uma decisão.

Terceiro, a direção do Espírito Santo. En­sine seus alunos a 'ouvir' a orientação do Espírito Santo. Não estou sugerindo que devam ouvir uma voz ou uma revelação especial de Deus. No entanto, uma vez que uma decisão tenha sido tomada, eles poderão descobrir várias formas de confirmar essa decisão ou os vários obstáculos para implementá-la. Essas confirmações, ou esses obstáculos, os ajudarão a saber se isso é realmente o que Deus deseja que façam. Paulo experimentou algo assim quando o Espírito Santo estava trabalhando para mudar seu plano missionário e levá-lo à Grécia (At 16.6-10)" (COLSON, Charles. Respostas às Dúvidas de seus Adolescentes. 6.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012. p.219.).

Um mercado exigente
E bem provável que você já tenha ouvido sua mãe dizer: "Estude!" ou "Se você quer ser alguém na vida, precisa estudar!" Ela tem toda a razão. Não é papinho de mãe. A cada dia, o mercado de trabalho no Brasil e no mundo está mais exigente. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, a cada ano de estudo, o brasileiro ganha 15% a mais de salário. A pesquisa também mostra que uma pessoa com pós-graduação tem o salário até 544% maior que alguém que nunca estudou. Recentemente, vários países foram afetados pela crise econômica americana e europeia. A quebra de alguns bancos americanos e a queda das bolsas de valores fizeram o mercado financeiro entrar em colapso. Em tempos de crise e incertezas econômicas, ninguém quer comprar nada. Então, as empresas param de produzir e o comércio para de vender, é a chamada recessão. Com a recessão vem o desemprego. O mercado de trabalho fica saturado de bons profissionais e as empresas tornam-se mais exigentes na hora de fazer novas contratações. A única saída para alguns acaba sendo o mercado informal, por isso cresce o número de ambulantes nas ruas das grandes cidades. Dá para perceber que atualmente é muito difícil, quase impossível, ingressar no mercado de trabalho sem uma boa qualificação. Então, trate de estudar. Nada de moleza!

Seja disciplinado, mantenha o foco
Sabemos que todo preparo envolve disciplina. Mas talvez esta não seja a sua palavra preferida; porém, sem ela você não chegará a lugar algum. Sem disciplina, ou seja, sem um método, determinação e constância não concluímos nada, desistimos, largamos tudo no meio do caminho. Você não quer isso para sua vida, pois com certeza deseja ser uma pessoa bem-sucedida. Sendo assim, se esforce, pois, para subir ao pódio, o atleta tem que se esforçar e ter muita disciplina. Não importam quais são os seus alvos, pois se você lutar por eles, com a ajuda de Deus vai conseguir. Você tem como alvo um dia estudar no exterior ou conseguir uma vaga no curso mais concorrido da melhor universidade? Quando os objetivos parecem difíceis de serem alcançados, logo bate aquela vontade de desistir. Não faça isso! Seja diligente e tome a decisão de não renunciar. No tempo certo, quando seu intento for alcançado, verá o quanto valeu a pena lutar para conquistá-lo. Pense no que José teve que enfrentar antes de se tornar governador do Egito. A vida dele não foi moleza! Enfrentou a cova e a cadeia até chegar ao palácio. Mesmo assim, o jovem José não se deixou abater. Ele tinha um sonho, um ideal. Não desista de suas aspirações (Dt 31.6). Tenha coragem! Use seus talentos e habilidades para a glória de Deus (1Co 10.31).

AUXILIO DIDÁTICO 2

Professor, incentive seus alunos a fazem uma auto análise. É muito difícil para um profissional exercer bem sua função sem vocação. Ao escolher uma carreira, precisamos pensar primeiramente na nossa vocação, e não nas carreiras que estão na moda e que atualmente oferecem átimos salários. Para um bom profissional, sempre haverá uma vaga, por mais difícil que esteja o mercado de trabalho.
No decorrer da lição, enfatize aos alunos que eles precisam escolher aquilo que realmente gostam, pois a profissão escolhida vai acompanhá-los por muitos anos, ou, provavelmente, para o resto da vida. Diga que eles não precisam se martirizar com as dúvidas, porque o Senhor está bem ao lado deles neste momento e deseja ajudá-los nas escolhas.

Trabalho e prosperidade
Quem não deseja ter uma vida próspera e abençoada? E o desejo de todo ser humano. Não há nada de errado em ser bem-sucedido. Mas, afinal de contas, o que é ser próspero? Embora cada um tenha uma definição própria, para respondermos a esta questão, temos que recorrer às Escrituras Sagradas e observar o que é ser bem-sucedido à luz da Palavra de Deus.
A prosperidade no livro de Provérbios está diretamente relacionada à obediência à Palavra de Deus e a dedicação ao trabalho. No Antigo Testamento, a verdadeira prosperidade é, primeiramente, espiritual. Diferentemente do que os admiradores da teologia da prosperidade têm pregado e ensinado. Uma vida bem-sucedida não é somente resultado do sucesso financeiro, mas, sim, da obediência a Deus, da fidelidade e da santidade: "Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem-gravadas no coração. Se você fizer isso, agradará tanto a Deus como aos seres humanos" (Pv 3.3,4). Atualmente, os crentes têm sido iludidos quando o assunto é prosperidade. Eles tendem a relacionar o ser bem-sucedido ao dinheiro, riquezas e bens materiais. Muitos estão buscando desesperadamente os bens materiais. Querem ser rico a todo custo e acabam desprezando a Deus, tropeçando e perdendo o bem mais precioso, a nossa salvação. Por isso, Jesus adverte: "Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? O que dará o homem em recompensa da sua alma?" (Mt 16.26 - ARC). Não podemos ser influenciados pela maneira de pensar deste mundo (Rm 12.2). Para alguns, o "ter" passou a ser mais importante que o "ser". Pertencer ao Reino de Deus está diretamente ligado ao "ser" - ser benigno, ser ético, compassivo, etc.

Sabemos que a prosperidade não é somente resultado direto do trabalho e do esforço do homem. Porém, sem trabalho não há prosperidade. A preguiça impede o homem de prosperar. O preguiçoso sonha, deseja, mas dificilmente alcança seus objetivos (Pv 10.4; 12.11; 20.13; 23.21; 24.33,34). O trabalho dignifica o homem. Em Provérbios, encontramos uma série de exortação ao trabalho. O indolente é seriamente advertido (Pv 10.26; 13.4; 19.15; 24.30-34). Muitos oram a Deus, mas não agem, não fazem a sua parte. Deus não vai fazer o nosso trabalho. A Bíblia relata que Jesus era um homem de dores e experimentado no trabalho (Jo 5.17; Is 53.3). Sigamos os passos do Mestre.

Recapitulando

Deus tem o melhor para sua vida, mas é necessário que você faça a sua parte. Estude, lute por seus planos e projetos. Busque a orientação de Deus. Ore e pergunte ao Pai qual curso fazer, qual área profissional escolher. Certamente, Deus vai lhe dar sabedoria para fazer boas escolhas. Faça a sua parte, não seja preguiçoso e você terá um futuro abençoado, repleto de bons frutos.

Refletindo

1. Você já escolheu uma profissão?
R- Resposta pessoal.
2. Você sabia que hoje o mercado de trabalho está bem exigente?
R- Resposta pessoal.
3. O que você tem feito para entrar nesse mercado?
R- Resposta pessoal.

Fonte: CPAD - Casa Publicadora das Assembléias de Deus


HOME          PORTAL