RADIO CLAMOR URGENTE

Principal RADIO PASTOR LOURIVAL PASTOR DARIO BÍBLIA

Dabasan Informática - Tudo para seu micro - Fones: - (65) 98163-0823 - 98409-3647 - 99242-5604 e 99944-3446 - E-mail: dabasan@hotmail.com


   NOMES BÍBLICOS e seus Significados



VIVENDO EM SOCIEDADE

Lição 6 - Mantendo-se Puro na Sociedade

Classe: Adolescentes
Trimestre: 3° de 2017
Revista: do Professor
Data da Lição: 06/08/2017
Editora: CPAD

TEXTO BÍBLICO

Salmos 119.9-12
9 Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra.
10 Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos.
11 Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.
12 Bendito sejas, Senhor! Ensina-me os teus decretos.

DESTAQUE

"Vocês fazem parte do povo de Deus; portanto, qualquer tipo de imoralidade sexual, indecência ou cobiça não pode ser nem mesmo assunto de conversa entre vocês" (Ef 5.3).

LEITURA DEVOCIONAL


   SEGUNDA FEIRA Gn 1.31
   TERÇA FEIRA Gn 1.28
   QUARTA FEIRA Gn 1.28
   QUINTA FEIRA Gn 2.24
   SEXTA FEIRA Pv 15.18,19
   SÁBADO Hb 13.4
   DOMINGO 1Pe 1.16


OBJETIVOS

* Ensinar que Deus criou o sexo com um propósito distinto.
* Enfatizar que Deus criou o homem com desejo sexual e que o Diabo tem deturpado este instinto.
* Refutar biblicamente as mentiras da mídia quanto à sexualidade.

MATERIAL DIDÁTICO

Professor, para ministrar uma boa aula, você precisará ter domínio do conteúdo. Será necessário, antes de mais nada, fazer uma boa pesquisa bibliográfica. Sugerimos para esta lição a obra A Verdade Nua e Crua: Amor, Sexo e Relacionamento, de Josh McDowel, e Sexo? Agora não. Obrigado! Só no casamento, de lan Gregory, ambos da CPAD. Boa feitura e boa aula.

QUEBRANDO A ROTINA

Promova um debate com a classe. Faça um círculo com seus alunos e discuta as seguintes questões: Por que o jovem crente deve manter-se puro até o casamento? Podemos hoje vencer a guerra pela pureza sexual?
Explique aos seus alunos que, embora tenhamos tentações sutis e, portanto, mais, difíceis de serem contra-atacadas, a Bíblia fornece estratégias divinas baseadas nas promessas e no poder de Deus, que vão nos ajudar.

ESTUDANDO A BÍBLIA

Prezado professor, falar a respeito de pureza sexual diante de uma classe de adolescentes não é uma tarefa nada fácil. Mesmo assim, o tema da aula de hoje é extremamente relevante. Os adolescentes da atualidade passam muito tempo diante da televisão e nas redes sociais. Grande parte do que eles ouvem e assistem divergem dos preceitos bíblicos. Os filmes e a música também trazem conteúdo que acabam por incentivar o jovem a ter uma vida sexual precoce e antes do casamento. Seus alunos sofrem pressões de todos os lados e eles precisam ser ajudados. Para que se mantenham castos e puros até o casamento, eles necessitam conhecer os princípios bíblicos. Procure sempre ouvir seus alunos com atenção e deixe que eles fiquem à vontade para perguntar. Deus escolheu você para a tarefa de ajudar os jovens a viverem de modo santo e digno diante do Senhor. Você está pronto para tal missão?

POR QUE DEUS CRIOU O SEXO?

Pode ser que você acredite que não deveríamos tratar a respeito deste assunto na Escola Dominical; só que este é um tema bíblico, embora seja algo complicado de se falar e estudar, o que pode nos deixar bastante envergonhados. Entretanto, foi Deus quem criou o sexo. As Escrituras Sagradas afirmam: "E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom [...]" (Gn 1.31). Tudo que o Pai criou é muito bom, e isto inclui a sexualidade. É importante que você saiba que o sexo nunca foi, em si mesmo, pecaminoso.

Talvez você pergunte: "Por que Deus o criou?" As Escrituras nos mostram três razões para a sua criação.
Primeiro, Ele o fez para a procriação, perpetuação da espécie. Em Gênesis 1.28, vemos parte do plano de Deus sendo revelado a Adão: "E os abençoou, dizendo: -Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem" [...] . Como os seres humanos têm filhos? Isso mesmo, você acertou! Uma nova vida é estabelecida mediante o relacionamento íntimo de um casal.

O segundo motivo pelo qual Deus criou o sexo é a unidade, companheirismo. Precisamos de companhia, por isso, o Senhor declarou: "E por isso que o homem deixa seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa" (Gn 2.24). Deus estabeleceu o sexo para ser curtido no casamento, antes que o pecado entrasse no mundo (Gn 2.21-25).

O terceiro motivo é o divertimento. Deus deseja coisas boas para você. Observe o que Provérbios 5.18,19 diz: "Portanto, alegre-se com a sua mulher, seja feliz com a moça com quem você casou (...). Que ela cerque você com o seu amor, e que os seus encantos sempre o façam feliz!" A vida sexual saudável dentro do casamento tem a bênção de Deus, além de dar alegria e prazer (Hb 13.4).

AUXILIO DIDÁTICO 1

Professor, ainda está preocupado em abordar tal tema com os adolescentes? Então, medite no texto de Josh McDowell: "Não é fácil falar sobre sexo. Se você trabalha com jovens, sabe que a hesitação deles não os impede de ouvir também muito sobre isso. A onda da atitude vale tudo' da nossa cultura em relação ao sexo tem deixado um rastro de destruição na vida de muitos jovens. Se quisermos que eles sigam o plano de Deus para suas vidas, em especial nas áreas de intimidade, casamento e amor, temos que lhes mostrar a verdade nua e crua acerca do sexo" (MCDOWELL, Josh. A Verdade Nua & Crua: Amor, Sexo e Relacionamento. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2011, p. 142).

Aproveite esta oportunidade para explicar aos alunos que não encontramos nas Escrituras nenhum texto que seja contrário ao sexo. O livro de Cantares de Salomão é um cântico nupcial que enaltece o amor entre o homem e a mulher. Deus, no entanto, nos pede que esperemos até o casamento para desfrutarmos do relacionamento sexual.

UM PLANO OPOSTO AO DE DEUS

Ao nascer, fomos dotados de instintos (tendência natural) específicos, sem os quais nossa sobrevivência seria impossível. O impulso sexual caracteriza o instinto de preservação da espécie. Depois da Queda, no jardim do Éden, o homem pecador passou a deturpar este impulso divino, gerando as muitas aberrações que sabemos existir hoje. Mesmo assim, isso não invalida a intenção de Deus de abençoar o homem e perpetuar a espécie através da sexualidade sadia do casal.

Satanás, que induziu o homem a pecar contra Deus, tem um plano oposto aos propósitos estabelecidos pelo Criador. Ele tem trabalhado em favor da banalização do sexo, fazendo com que tudo gire em torno dessa palavra. Atualmente, o sexo está em toda parte: filmes, novelas, músicas e até nos comerciais de TV. Satanás tem invertido a ordem bíblica de Gênesis 2.24. Você deve ficar atento para não cair em suas ciladas. A Bíblia adverte: "E você, Timóteo, fuja das paixões da mocidade e procure viver uma vida correta, com fé, amor e paz, junto com os que com um coração puro pedem a ajuda do Senhor" (2Tm 2.22). A fornicação, que é a prática do sexo entre solteiros ou entre casado e solteiro é pecado (Ap 21.8; Gl 5.19; e 1Co 6.18). Os que vivem na prática desses atos não entrarão no céu (Ap 21.7-8).

AUXILIO DIDÁTICO 2

Professor, peça aos alunos que leiam 2 Timóteo 2.22. Refuta com eles a respeito deste texto. Explique que Paulo era o pai na fé de Timóteo; por isso, ele alertou o jovem a fugir de qualquer coisa que pudesse levá-lo a pecar. Diga que muitas pessoas, erroneamente, acreditam que fugir é um sinal de covardia. Contudo, se afastar da tentação é sempre uma atitude que requer muita coragem e sabedoria. Se desejar, discuta com seus alunos a respeito da atitude de José diante da mulher de Potifar. Fale que José demonstrou coragem e não fraqueza (Gn 39.11,12). José era leal a Deus e ao seu patrão. Incentive seus alunos a serem leais a Deus como José e a fugirem de tudo que possa fazê-los desobedecer ao Senhor.

AS MENTIRAS DA MÍDIA

A mídia e, em especial, muitos dos filmes que são produzidos em Hollywood, ajudam a propagar muitas mentiras em relação à sua sexualidade. Em muitos desses filmes, em geral, seus autores dizem que todo jovem faz sexo antes do casamento, que você não tem como se controlar, ou se utilizar preservativo não tem problemas. Este é um discurso falido que engana somente os bobos. Sabemos que muitos jovens, mesmo aqueles que não são cristãos, esperam até o casamento para ter um relacionamento mais íntimo.

Quem ama sabe esperar, pois é possível sim controlar nossos desejos. Para evitar as muitas tentações, mantenha-se ocupado e não coloque aquilo que é imoral diante dos seus olhos: "Não porei coisas má diante dos meus olhos [...] (SI 101.3 - ARC). O rei Davi deveria estar nos campos de batalha lutando com seus soldados, mas ele decidiu trair uma folga e foi passear no terraço do seu palácio (2 Sm 11). Como Davi, a ociosidade tem levado muitos jovens a pecarem. Ocupe sua mente com a Palavra de Deus. Davi, homem segundo o coração de Deus, foi atraído por seu olhar. Ele venceu urso, leão e gigante, mas foi derrotado por seus desejos e paixões. Seja forte, evite tudo que possa leva-lo à queda. Se você já tiver cometido algum erro, se arrependa, busque o perdão de Deus (1Jo 1.9). Aceite o perdão e a sua cura e prossiga em uma vida de santidade e pureza.

TUDO DO TEM O SEU TEMPO

Vivemos em uma sociedade imediatista, em que as pessoas não querem mais esperar. Elas querem tudo muito rápido, instantâneo. Todavia, sabemos que, para cada coisa, existe um tempo certo (Ec 3.1). O sexo não é algo ruim, porém o momento para acontecer é depois do casamento. Precisamos pedir a Deus sabedoria para desfrutar a vida com bom senso (SI 90.12).
É preciso dominar nossos instintos e sentimentos e não dar lugar a eles. O jovem crente deve manter sua mente ocupada com bons pensamentos, com a Palavra de Deus (Fp 4.8). A Bíblia diz que todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm (1Co 6.12).

O Diabo tem levado muitas pessoas à perdição. Muitos estão assistindo filmes impróprios, acessando sites indecentes, lendo revistas mundanas. Não dê lugar ao Diabo (Ef 4.27; Pv 1.10). Resista-o com firmeza (Tg 4.7). Não procure satisfazer os desejos da carne (Gl 5.16-21).

Atualmente, pessoas casadas criam perfis falsos nas redes sociais e procuram enganar meninas e meninos. Cuidado! Deus proíbe todo e qualquer relacionamento fora do casamento (Mt 5.27; Mc 10.9; Rm 13.9). Muitos erroneamente pensam que, por se tratar de um relacionamento virtual, não é pecado. É pecado sim, por isso tome cuidado.

AUXILIO DIDÁTICO 3

Professor, pergunte aos alunos se eles sabem o que significa santidade. Ouça-os e explique que santidade significa separação de tudo o que é impuro. Em seguida, peça que os alunos leiam Isaías 35.8-10. Discuta o texto com os alunos e explique que o caminho que nos conduz a Deus é um caminho de santidade. Ninguém poderá desfrutar da presença do Pai Celeste sem santidade. Deus não mudou e deseja que seus filhos vivam de forma santa, mesmo fazendo parte de uma sociedade corrompida pelo pecado.

UM CAMINHO DE SANTIDADE

O caminho que conduz a vida eterna é um caminho de santidade. Você está disposto a seguir por este caminho? A Palavra de Deus afirma que sem santidade ninguém poderá ver ou estar com o Senhor (Hb 12.14). Como já é do seu conhecimento, a mídia incentiva e exalta o erotismo e o sexo fora do casamento. Mas você pertence a Cristo e não se deixa levar pelos apelos da mídia. Seja sempre firme em suas convicções e consciente de que Deus reprova tais atitudes e que vai julgar toda iniquidade: "pois ele vem governar a terra. Com justiça e sem parcialidade, ele governará os povos do mundo" (SI 96.13). Deus quer usar a sua vida santa para proclamar sua Palavra ao mundo (1Pe 2.9-11). Mas para que você seja usado desta maneira, será preciso lutar para se manter puro, resistindo aos impulsos carnais e diabólicos que chegam a sua mente tentando destruí-lo. "[...] Toda pessoa que diz que pertence ao Senhor precisa abandonar o pecado" (2 Tm 2.19). A falta de santidade conduz a inutilidade. Jesus nos advertiu: "Vocês são o sal para a humanidade; mas, se o sal perde o gosto, deixa de ser sal e não serve para mais nada..." (Mt 5.13). O Senhor quer usá-lo neste mundo tenebroso.

Recapitulando

Como manter-se puro vivendo num mundo maligno e perverso? Pode parecer difícil, mas você não está só. O Espírito Santo que habita em de você está pronto para ajudá-lo. O Consolador quer auxiliá-lo no controle de sua mente, vontade e emoções para a glória de Deus. Ele te mostrará o que você deve fazer e o que evitar. Se você seguir as bondosas e sábias instruções do Espírito Santo encontrara proteção e segurança. Não obedecer ao seu é perigoso, e o levará ao desastre espiritual.

Refletindo

1. O que você entendeu sobre os três motivos de Deus criar o sexo?
R- Deus criou o sexo com 3 propósito: procriação, unidade e recreação.
2. Cite um exemplo que aponte para o plano oposto ao de Deus em relação ao sexo.
R- Não esperar até o casamento para ter um relacionamento sexual.
3. Você tem guardado a sua mente e o seu coração das armadilhas da mídia?
R- Resposta pessoal.

Fonte: CPAD - Casa Publicadora das Assembléias de Deus


HOME          PORTAL